Blog da Saúde

Dia Mundial do Parkinson

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 11 de abril de 2011

Hoje, 11 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Parkinson. A data tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a doença que, segundo o Ministério da Saúde, atinge 2% da população brasileira.

 

O Parkinson afeta principalmente os idosos, mas existem casos de pessoas mais jovens que são diagnosticadas com a doença. É o caso do ator canadense Michael J. Fox, famoso por estrelar a trilogia De Volta Para o Futuro. Ele descobriu a enfermidade aos 40 anos e em 1998 criou a Fundação Michael J. Fox para auxiliar e incentivar pesquisas nessa área.

 

Os pacientes que desenvolvem a Doença de Parkinson têm principalmente sua mobilidade atingida. Tremores, rigidez muscular e dificuldade em iniciar movimentos são algumas das limitações. Para amenizar esses sinais os médicos receitam remédios à base de levodopa.

 

Porém, com o uso frequente e inevitável aumento da dosagem, um dos efeitos colaterais do remédio passa a ser as discinesias – movimentos involuntários do corpo.

 

O neurocirurgião Dr. Sérgio Listik, do Hospital São Luiz, explica que nesses casos existe como opção a neurocirurgia. Existem basicamente duas abordagens:

 

  • Ablativos: cirurgia que criam microlesões cerebrais. É indicada para os mais idosos e pacientes que tenham doenças associadas. É um procedimento que demora menos, cerca de duas a três horas, mas seus benefícios são menos duradouros.
  • Estimulação cerebral profunda: cirurgia que implanta eletrodos que estimulam constantemente partes específicas do cérebro. Esses eletrodos são ligados a um gerador de estímulos, localizado na região peitoral. É indicado para quem está apto a suportar, após um checkup clínico. A duração da cirurgia é de cerca de três a cinco horas.

 

O paciente deve ficar acordado durante todo o procedimento cirúrgico. O Dr. Listik explica que a cirurgia é bem aceita entre os pacientes, já que tem uma melhora significativa na qualidade de vida.

 

Veja abaixo o vídeo (em inglês) sobre a história verídica do padeiro Larry, que sofre de Parkinson há 19 anos, mas resolve lutar e pedalar pelo estado de Dakota do Sul, convidando a todos que tem a doença para que façam o mesmo.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados