Blog da Saúde

Dia internacional da luta pela saúde de mulher

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 27 de maio de 2011

Amanhã, 28/05, é o Dia internacional da luta pela saúde da mulher. Um dos objetivos desta data é a conscientização sobre a importância de realizar exames preventivos.

 

O ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz, Dr. Eduardo de Souza, dá dicas de exames preventivos para cada fase da vida.

 

20 anos – A partir dos 20 anos ou ao iniciar a vida sexual, é importante realizar anualmente o exame de papanicolau. Ele previne o câncer de colo uterino. Caso o resultado do exame seja negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de três em três anos.

 

35 a 40 anos – Após os 35 anos, é necessário que a mulher tenha maior cuidado com a mama. Nessa idade é indicada para a realização da primeira mamografia. Após os 40 anos, a recomendação é que este exame seja feito anualmente.

 

45 a 50 anos – Nessa fase, é indispensável o controle de glicemia para evitar a diabetes. Controles da pressão arterial e tiroide também são essenciais. O Dr. Eduardo de Souza salienta que apesar de serem mais comum em homens, as doenças cardiovasculares atingem as mulheres principalmente após a menopausa.

 

“Um fator interessante com relação a doenças cardiovasculares é que a incidência é menor em mulheres do que em homens até que ela entre na menopausa. Isso ocorre porque o hormônio feminino é um protetor do sistema cardiovascular”, afirma o especialista.

 

Terceira idade – Na terceira idade, o principal exame recomendado é a densitometria para controle da massa óssea. A maior preocupação neste momento relativo à saúde da mulher é a osteoporose.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados