Blog da Saúde

Dia mundial sem tabaco

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 30 de maio de 2011

Seja por curiosidade, vontade de integrar grupos sociais ou ansiedade, não se sabe ao certo o motivo que leva as pessoas a fumar. Mas já é possível entender porque elas devem largar o cigarro. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 4,9 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por conta desse vilão, além de ser responsável por 30% a 40% das mortes por câncer.

 

A pneumologista do Hospital São Luiz, Dra. Iara Nely Fiks, comenta sobre a influência do cigarro na saúde. “Todas as doenças que uma pessoa comum tem o fumante possui chances dobradas de contrair”, afirma.

 

Segundo a especialista, apenas um cigarro é capaz de reunir aproximadamente 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes, muitas delas cancerígenas. Para se ter uma idéia da influência agressiva do cigarro na saúde, semanas após o indivíduo ter parado de fumar já é possível perceber alterações imunológicas e até mesmo estéticas, como pele, cabelo e hálito.

 

Embora os problemas cardiovasculares sejam a maior causa de mortes no mundo, o tabagismo está diretamente atrelado às suas complicações. O cigarro é tão impactante nesses casos que após um ano sem o vício, o fumante diminui em até 200% as chances de sofrer infarto do miocárdio.

 

 

Dicas para parar de fumar

 

Amanhã, 31/05, é o Dia mundial sem tabaco. Por causa desta data, falamos com Iara sobre como é possível parar de fumar.

 

De acordo com a médica, o primeiro passo para conseguir parar de fumar é compreender os danos que o hábito acarreta e ter vontade de exterminar o vício. Em seguida, é preciso procurar um especialista capacitado para auxiliar o fumante, pois este é um processo que pode demandar tempo e muita paciência.

 

Outras dicas para parar de fumar:

  • Pense nos motivos que o levam a fumar;
  • Marque uma data com antecedência para deixar de fumar e conte aos seus familiares e amigos mais próximos;
  • Evite locais fechados em que possa encontrar pessoas fumando;
  • Tente evitar situações de estresse;
  • Lembre-se dos benefícios que parar de fumar irá lhe proporcionar.
Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados