Blog da Saúde

Quando e como usar a mamadeira?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 16 de maio de 2011

O site do Estado de S.Paulo publicou uma notícia sobre um estudo feito em uma universidade americana sobre obesidade infantil por conta do uso de mamadeira durante um período prolongado.

 

Segundo o estudo, a principal razão está nos pais que dão a mamadeira para a criança com o objetivo de acalmá-la e conter choros e manhas. Contudo, os pais não levam em conta o consumo calórico aceitável em na dieta diária da criança.

 

Os pesquisadores comprovaram que 22,3% dos bebês analisados recebem de forma prolongada a mamadeira. Eles consideraram “uso prolongado” quando a mamadeira era a única forma de ingestão de líquidos, ou quando a criança mantinha o costume de dormir com ela.

 

Entre os bebês que abandonaram a mamadeira antes dos dois anos, 16,1% foram consideradas obesas. Já no grupo de crianças que mamavam após essa idade, o percentual pulou para 22,9%.

 

A nutricionista do Hospital São Luiz, Dra. Alexandra Savani, comentou o uso da mamadeira. “O problema é o conteúdo, que pode ter grande quantidade de açúcar e até alguns tipos de farinha para engrossar o leite. Ela pode ser substituída sem nenhum problema pelo leite no copo”.

 

Abaixo, veja algumas dicas de uma dieta ideal para as crianças:

  • Até seis meses: o bebê deve ser alimentado exclusivamente por meio da amamentação
  • De seis meses a dois anos: a partir dos seis meses, frutas amassadas e papinhas de legumes e verduras podem ser introduzidas. Se possível, a amamentação não deve ser interrompida. Gradativamente, devem ser introduzidos alimentos sólidos como cereais e carnes
  • A partir dos dois anos: a criança já tem capacidade física para consumir todos os grupos alimentares e também pode beber o leite no copo.
  • No caso das crianças que não puderam ser amamentadas, a transição da mamadeira para o copo deve ser feita, no máximo, quando ela completar um ano.
  • A transição deve ser gradativa. Neste momento, podem ser usados os copinhos com bico.
  • Em seguida, deve ser introduzido o copo comum de plástico, com borda grossa.
  • Usar copos coloridos e que tenham temas infantis é uma forma de ajudar a criança a encarar melhor a despedida da mamadeira

Fonte: Estadão.com

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados