Blog da Saúde

Alimentos antes e depois das cirurgias

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 22 de junho de 2011

Para quem sabe que fará uma cirurgia em breve, é imprescindível uma alimentação saudável. A ingestão de determinados nutrientes evita algumas possíveis complicações durante a operação e também tem benefícios na recuperação após a cirurgia.

A nutricionista do São Luiz, Adriana Martins Mesquita, deu algumas dicas para o Portal Terra de alimentos que devem ser adotados no cardápio 15 dias antes do procedimento cirúrgico.

Veja abaixo alguns nutrientes sugeridos pela especialista.

Vitamina C
Alimentos: Acerola, Laranja, Abacaxi, Limão e Morango.
Benefício: Ajuda na cicatrização do tecido interno e externo. “Uma das vantagens também é o fortalecimento do sistema imunológico, que pode estar fragilizado entre diversos motivos graças ao próprio estado de estresse do paciente na expectativa da cirurgia”, explica Adriana.

Vitamina A
Alimentos: Abóbora, cenoura e mamão.
Benefício: Ajuda na recuperação dos tecidos de órgãos como a pele. “Não podemos nos esquecer, no entanto, de seguir um cardápio variado, que contemple uma boa diversidade de vitaminas e minerais responsáveis pelo funcionamento saudável do organismo como um todo”, lembra a especialista.

Proteína
Alimentos: Leite, queijo e carne.
Benefício: Ajuda na recuperação da estrutura muscular.

Fibras
Alimentos: Frutas, hortaliças e cereais integrais.
Benefício: Ajudam a manter as funções intestinais, que são afetadas frequentemente pelo uso de medicamentos mais fortes, pelo stress e pelo repouso, às vezes prolongado no pós-cirúrgico.

Veja a reportagem completa no site do Terra.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados