Blog da Saúde

O que é embolia pulmonar pós-parto e como preveni-la

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 29 de junho de 2011

A gravidez é um período que exige muitos cuidados, pois todo o corpo muda durante o período de gestação e, se alguns cuidados não forem tomados, a gravidez pode atravessar por momentos complicados que podem durar até mesmo após o parto.

Uma das doenças que podem acometer as mamães é a embolia pulmonar, também conhecida como tromboembolismo, responsável por 2,5 % das causas de morte na durante o período de gestação, segundo o Ministério da Saúde.

Durante essa fase o sistema de coagulação da mulher fica mais ativo e as chances de se contrair a doença aumentam, pois o sangue coagulado pode se dirigir para o sistema arterial de um dos pulmões, afetando o seu funcionamento. Os sintomas incluem dificuldade de respiração, dor no peito ao inspirar e palpitações.

Considerando a dificuldade do diagnóstico e a gravidade da doença, o ginecologista e obstetra do São Luiz, Dr. Eduardo de Souza, recomenda que supervisão médica desde as primeiras semanas da gravidez: “O acompanhamento médico durante a gestação é o melhor tratamento preventivo para que o obstetra saiba dos riscos para a mãe e ao bebê durante a cirurgia”, explica.

Com o objetivo de prevenir essa doença, o São Luiz trabalha com fisioterapia para gestantes, ministrando exercícios que melhorem a circulação sanguínea e assim evitem a doença. Mas, caso ela seja detectada, outros cuidados entram em ação, como medicamentos anticoagulantes e mapeamento do aparelho respiratório.

Além disso, os cuidados com a gestante devem se prolongar até o pós-parto, quando caminhadas e outros movimentos leves que ativem a circulação são recomendados.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados