Blog da Saúde

São Luiz promove exposição no MASP

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 27 de junho de 2011

O avanço das técnicas de cirurgia através da videolaparoscopia foi importante principalmente por ser menos invasiva ao corpo. Apesar de ter sido idealizada há um bom tempo, as primeiras cirurgias com o uso de câmeras são relativamente recentes.

Para ilustrar o desenvolvimento dessa técnica, o São Luiz levará ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) uma exposição que irá contar toda a história desse procedimento cirúrgico, desde o seu início no século XX, na Europa, até a introdução do método no Brasil, que ocorreu no início dos anos 80.

Intitulada História da Videolaparoscopia no Brasil: Ciência, Arte e Tecnologia, a exposição contará com fotografias e equipamentos que irão auxiliar o visitante a entender a evolução dos procedimentos de laparoscopia ao longo dos anos. Também será disponibilizado um filme de seis minutos que trará imagens, depoimentos e entrevistas dos protagonistas responsáveis pelo aprimoramento desta técnica no Brasil.

Além desses recursos tecnológicos, serão disponibilizados guias encarregados de explicar os benefícios do método em cirurgias de alta complexibilidade, como precisão de corte no momento da operação, o que minimiza o pós-operatório, acelera a alta hospitalar e facilita a recuperação do paciente.

Essa exposição tem por objetivo mostrar a importância desse tipo de cirurgia, que foi um divisor de águas no que diz respeito aos procedimentos que envolvem regiões delicadas do corpo, como tórax, coluna e a cavidade craniana. O Hospital São Luiz tem um papel de protagonista na implementação desta técnica no Brasil, já que foi pioneiro no país na realização das primeiras cirurgias videolaparoscópicas.

A exposição terá início no dia 29 de junho (quarta-feira) e ficará aberta até o dia 3 de julho (domingo).

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados