Blog da Saúde

Aproveite o inverno sem descuidar da saúde

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 6 de julho de 2011

O inverno, que dura entre os meses de junho e agosto, é conhecido como a estação do ócio: ficamos com menos vontade de fazer exercício, a fome aumenta (pois o corpo precisa de mais energia) e a tudo o que a maioria das pessoas deseja é ficar na sob as cobertas durante todo o dia.

E é por causa dessa atitude descuidada que muitas doenças acabam se agravando durante essa época, como a rinite e a sinute. Além disso, com a diminuição da temperatura passamos a usar mais água quente, o que prejudica a pele e os cabelos.

Para aproveitar o clima do inverno e manter o corpo saudável, seguem algumas dicas elaboradas pelos especialistas do Hospital São Luiz:

Para proteger os cabelos do clima frio recomenda-se diminuir o tempo embaixo do chuveiro, por mais tentador que pareça estender os minutos de banho. Já para a pele, a dermatologista Dra. Samar Mohamad El Harati explica que é importante aumentar a quantidade de aplicação de cremes e não se esquecer do filtro solar.

A adoção de chás e sopas durante essa época do ano ajuda a evitar os quilos extras, quase sempre inevitáveis durante a estação. Os chás mais indicados são os de ervas e fruta secas e as sopas que devem ser feitas a base de legumes e caldos pois, segundo a nutricionista Maria Claudia Santos, os pratos a feitos com creme e queijos possuem um alto valor calórico.

E para quem sofre de doenças respiratórias a dica é continuar mantendo a higiene, lavando sempre as mãos e higienizando os alimentos, a fim de preservar a saúde ou, caso a doença já tenha se manifestado, minimizar o seu efeito. Para os que gostam de se exercitar, a clínica geral, Dra. Andrea Aparecida Sette, recomenda hidratação constante e o uso de roupas adequadas durante o inverno.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados