Blog da Saúde

Conheça a serotonina e suas funções no organismo

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 11 de julho de 2011

O cérebro humano fascina os cientistas devido a sua complexibilidade: composto por diversos neurotransmissores, eles são responsáveis por permitir aos neurônios e outras células do corpo sinais importantes para que possamos cumprir as funções vitais.

Dentre os diversos neurotransmissores que existem, vale destacar a serotonina, que é produzida no tronco encefálico (região próxima a nuca) e desempenha um papel fundamental em muitas partes do organismo.

A neurologista do São Luiz, Dra Rosa Hasan, explicou em uma matéria ao site Minha Vida que ainda não foram descobertas todas as áreas de atuação dessa substância, mas que alguns estudos já apontam os lugares aonde esse neurotransmissor age, como por exemplo:

Enxaqueca: com o avanço da tecnologia médica descobriu-se que a serotonina exerce papel fundamental no controle da enxaqueca, pois ela é uma substância que regula as vias sensoriais do corpo (incluindo a dolorosa) e quando há redução dessa substância no corpo os estímulos também caem, o que leva a diminuição da dor.

Regulação do sono: a serotonina é responsável pelo estado de vigilância do nosso cérebro, criando em nosso consciente a sensação de alerta. Para conseguir um sono adequado, ela precisa estar regulada na primeira fase do sono, chamada de “sono lento”, e totalmente inibida no “sono REM”, quando adormecemos total e completamente.

Saciedade: com níveis normais de serotonina no corpo, o indivíduo se alimenta normalmente. Porém, com a diminuição do neurotransmissor, a tendência é que a pessoa passe a consumir mais doces e massas para se sentir satisfeita.

Depressão e outras alterações de humor: foi criada a crença de que a depressão é causada em diversas ocasiões por falta de serotonina no nosso organismo mas, na verdade, essa doença se manifesta quando a transmissão da substância não ocorre de maneira adequada. O mesmo valendo para outras alterações provenientes de humor, como ansiedade e irritabilidade.

Para ler a matéria completa, clique aqui

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados