Blog da Saúde

Dia Mundial da Saúde Ocular

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 8 de julho de 2011

No domingo, dia 10 de julho, será comemorado o dia Mundial da Saúde Ocular, criado para lembrar o quão importante é o cuidado com os olhos, sempre tão expostos as agressões climáticas, como ventanias e poeira, e as urbanas – luzes da televisão, monitor do computador.

Proteger os olhos é importante e pode fazer toda a diferença:de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), oito a cada 10 casos de perda de visão poderiam ser evitados.

Segundo o oftalmologista do Hospital São Luiz, Edimilson Mariano, o ideal é que os exames preventivos sejam feitos pelo menos ma vez ao ano, desde a fase escolar até a terceira idade, pois eles identificam miopia, hipermetropia e astigmatismo, as alterações de visão mais comuns e que também podem causar a perda de visão se não forem tratadas a tempo.

Outras doenças, como catarata, glaucoma, ambliopia e degeneração macular de retina podem ser diagnosticadas com exames complementares, como o do fundo de olho (que permite mapear a retina), a tonometria (que mede a pressão ocular) e a biomicroscopia, (que visualiza a parte anterior dos olhos), realizados quando se percebe que algo está errado.

Apesar dos nomes soarem complicados, os avanços tecnológicos permitem que as cirurgias sejam realizadas com muita tranqüilidade, mesmo em casos mais complexos, desde que seja feito o diagnóstico precoce.

Um exemplo do progresso da cirurgia oftalmológica são os casos de catarata, a primeira causa de cegueira no Brasil: Na cirurgia de catarata é realizada uma microincisão. Há alguns anos eram necessários 10 mm de incisão e, hoje, precisamos apenas de 1,8 mm.”, explica Mariano.

Então aproveite a data e trate de cuidar da sua visão!

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados