Blog da Saúde

Dia Nacional de Combate ao Fumo

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 29 de agosto de 2011

Quem fuma e quem não fuma sabe muito bem: o cigarro causa sérios danos à saúde e pode prejudicar órgãos como pulmão e coração. Mas no dia Nacional de Combate ao Fumo o São Luiz alerta: fumar causa também problemas digestivos!

Para o cirurgião oncológico do São Luiz, Dr. Dino Altmann, é necessário relacionar o número de cigarros fumados com o risco para doenças como câncer e também problemas de má digestão como gastrite e até úlcera. “É sabido que essas doenças estão relacionadas não só a habito de fumar, mas à quantidade de cigarros que fumam e também o tempo de fumante”, alerta.

A nicotina dificulta o tratamento de alguns desses males que atingem o sistema digestivo. O uso de medicamentos que tratam gastrite e úlcera tem uma queda de eficácia de aproximadamente 50% em um fumante.

Estudo recente publicado nos Estados Unidos alega que o cigarro pode aumentar em até 40% o risco de morte por câncer no intestino. Os tumores nessa parte do organismo também parecem ser potencializados por uma mistura bastante perigosa: o consumo de álcool e o fumo. Isso por que a substancia tóxica do tabaco em contato com o trato digestivo aumentam a incidência da doença. Os fumantes também possuem três vezes mais chance de desenvolver o câncer de pâncreas, doença silenciosa que pode ser diagnosticada tarde demais e é hoje o grande desafio da oncologia.

Por isso, fique esperto! Aproveite o dia de hoje para jogar seu maço de cigarros fora e começar uma vida mais saudável!

E se você é ex-fumante, conte para a gente como conseguiu parar. O seu exemplo pode ajudar a melhorar a vida de muitas pessoas.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados