Blog da Saúde

Dicas para respirar melhor

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 19 de agosto de 2011

Durante os últimos dias, a umidade relativa do ar anda alcançando níveis preocupantes em diversos estados do Brasil, causando desconforto para quem é mais suscetível às variações do tempo.

Segundo a pneumologista Valéria Martins, do Hospital São Luiz, hidratar o corpo ajuda a diminuir os efeitos da baixa umidade, bem como manter o ambiente o mais limpo e arejado possível.

Valéria também ressalta que os problemas respiratórios normalmente se agravam durante essa época: “Com toda esta poluição, fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar”, explica a pneumologista, em matéria publicada no portal Terra.

Soro fisiológico: para quem tem problemas respiratórios, o soro é um grande aliado que ajuda a evitar o ressecamento das narinas (que por vezes provoca até sangramentos). A médica também destaca que atitudes simples, como a colocação de bacias com água dentro de casa e a utilização de panos úmidos para a limpeza, ajudam a diminuir os sintomas proporcionados pela baixa umidade.

Prática de exercícios físicos: a médica orienta a deixar a atividade física para horários em que a umidade não esteja tão baixa (normalmente entre o meio-dia e seis da tarde).

Umidificadores: apesar de melhorar sensivelmente a qualidade do ar em ambientes fechados, o uso desse tipo de aparelho precisa ser controlado. ” Recomendo que a pessoa utilize [o umidificador] 3 a 4 horas antes de deitar e desligue-o. Se o ambiente tiver almofadas e cortinas, tanto vapor pode provocar o surgimento de fungos, o que não é saudável”, avisa a pneumologista

Para ler a matéria completa, clique aqui

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados