Blog da Saúde

Novo teste identifica problemas cardíacos em recém-nascidos

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 24 de agosto de 2011

É rápido, barato e pode salvar a vida dos bebês com problemas cardíacos congênitos. O teste de oximetria, que usa uma espécie de pulseira para medir a concentração de oxigênio no sangue, é uma forma de diagnosticar o problema antes da manifestação dos sintomas.

Geralmente os problemas são detectados por ultrassonografia durante a gravidez ou após o nascimento, ao ouvir o coração do bebê. No entanto, a taxa de sucesso é baixa. O novo teste leva menos de cinco minutos e encontrou 75% das anomalias mais graves.

No Hospital São Luiz, o teste de oximetria de pulso foi adotado em 2006, “Todos os recém-nascidos com 12 horas fazem oximetria de pulso. Se o valor da saturação do oxigênio for menor do que 95% repetimos o teste após 24 horas e, se necessário, pedimos um ecocardiograma.”, explica a neonatologista Graziela del Bem.

Graziela conta que o Hospital encontra de dez a 12 casos de cardiopatias a cada mil bebês nascidos vivos. “O teste logo após o nascimento evita que o bebê com problema tenha uma deterioração em casa.”, destaca.

Fique atento ao que é melhor para você. Fique atento ao Hospital São Luiz.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados