Blog da Saúde

Câncer exige mais cuidado bucal

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 1 de setembro de 2011

Os problemas bucais podem aparecer em pacientes com câncer como efeito colateral de quimioterapia e radioterapia. Por isso todas as pessoas que forem começar a se tratar devem procurar um dentista para que seja feita uma avaliação e uma orientação de tratamento.

O cuidado é necessário por que, com a queda da imunidade causada pelo tratamento do câncer, uma situação que seria corriqueira em uma pessoa saudável pode sair do controle em um paciente oncológico. Isso acontece por que a quimioterapia não é seletiva e ataca, além das células do tumor, células de outros tecidos, como a boca.

No caso das pessoas que passam por radioterapia, há ainda o risco das chamadas cáries de radiação. Com o tratamento, a produção de saliva sofre uma queda. Sem saliva os dentes se quebram mais facilmente e as cáries progridem rápido.

O dentista Marcelo Fardin, que atende pacientes com câncer no Hospital São Luiz, alerta que em alguns casos é preciso até interromper a quimioterapia para tratar uma infecção adquirida por um paciente em decorrência de um problema bucal. Por isso o centro de tratamento de câncer do São Luiz tem área reservada para odontologia.

É importante que os pacientes em tratamento do câncer intensifiquem os cuidados com o fio dental e escovação, e adquira o hábito do bochecho com líquidos especiais receitados pelo seu dentista.

Fique atento às dicas do Hospital São Luiz!

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados