Blog da Saúde

Fortalecimento muscular combate lesões musculares

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 23 de setembro de 2011

O grande desafio da vida contemporânea é equilibrar vida profissional, pessoal e hábitos saudáveis. Ainda que a rotina atribulada faça parte da grande maioria, é de extrema importância encaixar na agenda a prática de alguma atividade física para combater o sedentarismo, um vilão do bem-estar e de doenças crônicas. Entretanto, antes de iniciar qualquer modalidade esportiva, é imprescindível buscar orientação médica para prevenir lesões musculares.

 

A primeira medida a ser tomada pelo especialista consultado é entender qual o objetivo do paciente ao aderir àquela determinada atividade. “Primeiramente, o médico tem de saber por que a pessoa quer realizar o exercício, se precisa perder peso ou ganhar massa muscular, por exemplo. Depois disso, é necessário avaliar vários fatores, como idade, sexo, tempo que permaneceu sedentário e o tipo de esporte”, afirma Dr. Vinícius de Mathias Martins, ortopedista e traumatologista do Hospital São Luiz.

 

O fortalecimento muscular é um aliado na prevenção de lesões musculares, articulares e até de fraturas ósseas. Mas, para isso, um preparador físico deve orientar a pessoa para que o treino individualizado tenha duração e intensidade progressivas com a finalidade de ser um trabalho a longo prazo realizado por toda a vida. “O preparo da musculatura, com fortalecimento e alongamento, evita que as lesões apareçam, mesmo fora dos exercícios, na vida cotidiana. No futuro, ajuda a prevenir problemas de coluna e articulares”, explica o especialista.

 

Dr. Martins dá algumas dicas para impedir as lesões:

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados