Blog da Saúde

29 de outubro: Dia Mundial do AVC

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 29 de outubro de 2011

Hoje é dia Mundial do AVC, doença que mais mata no Brasil desde 2006. Vários fatores de risco são comprovados na origem do Acidente Vascular Cerebral, explica o Dr. Roberto Carneiro de Oliveira, neurologista do Hospital e Maternidade São Luiz:

“O acidente vascular cerebral, acomete tanto homens quanto mulheres de todas as idades. Os principais fatores que levam à ocorrência da doença são a hipertensão, o diabetes, o tabagismo, a dislipidemia (colesterol e triglicérides alto) e o sedentarismo de uma forma geral. A maneira de se prevenir é controlando esses fatores de risco.  Alguns outros aspectos que não conseguimos mudar, como o aumento da idade e a herança familiar”, explica Dr. Roberto.

É importante que o paciente identifique logo de início os sintomas do AVC.  Perda de força de um membro ou de um lado do corpo, fala um pouco enrolada ou dificuldade para falar, alteração da visão, perda de um campo da visão e perda ou diminuição da sensibilidade de um lado do corpo são alguns desses sintomas.

Dr. Roberto explica que hoje em dia existe um tratamento que precisa ser realizado com rapidez na pessoa que começa a sentir qualquer sintoma do AVC.

“Nós temos até três horas do inicio do quadro para iniciar esse tratamento que tende a reverter a situação. Nesse período, o individuo tem que procurar o hospital, ser atendido pelo médico, fazer os exames e ser atendido por um neurologista que possa aplicar a medicação adequada para reverter esses sintomas. O Hospital e Maternidade São Luiz tem tido muito sucesso com esses pacientes que chegam precocemente ao hospital, nos quais a gente consegue fazer um tratamento que chama trombólise”, diz Dr. Carneiro.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados