Blog da Saúde

De onde vêm os bebês?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 27 de outubro de 2011

Quando os pais menos esperam, surgem as temidas perguntas sobre sexo: de onde vêm os bebês? O que é sexo? Para o que serve a camisinha?

E aí? O que fazer nessa hora?

Dr. Marcelo Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, explica que esse tipo de assunto não deve partir dos pais. “Responda apenas o que for questionado, na medida em que a curiosidade do seu filho aparece e de forma que seja satisfatória a ele”, diz.

Tente entender o que a criança sabe sobre sexo para que as informações sejam passadas de maneira clara e de acordo com os valores da família. “Pergunte o que ele sabe sobre o assunto e onde aprendeu. Agir de forma natural ajuda a criar uma relação de confiança e garante segurança para o filho”, alerta Dr. Marcelo.

Se seu filho perguntar sobre preservativos, explique que ele protege contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. “É importante que a criança saiba que a gravidez surge de uma relação íntima sem proteção e que pode ser evitada. Mas nem pense em aproveitar o momento para sermões, isso pode confundi-lo”, explica o pediatra.

Não é porque a criança falou sobre sexo que está pensando em praticá-lo. Não há motivos para se preocupar. A infância é uma fase de descobertas, e contos da carochinha como cegonhas e sementinhas não preparam seu filho para a vida. A verdade é sempre o melhor caminho.

Dr. Marcelo explica ainda que muitas vezes este é um assunto muito mais delicado para os adultos do que para as crianças. Por isso, se seu filho fizer a mesma pergunta várias vezes, não demonstre irritação. Repita a explicação quantas vezes forem necessárias. Se ela continua perguntando, é porque ainda está com dúvidas.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados