Blog da Saúde

É hora de dormir!

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 24 de outubro de 2011

Você sempre ouviu falar que uma boa noite de sono é fundamental para o crescimento da criança, não é mesmo? É nessa hora que o GH, hormônio do crescimento, age no organismo. Mas você sabia que uma noite bem dormida ajuda também a prevenir a obesidade infantil?

Pesquisadores australianos realizaram um estudo com 2 mil jovens entre 9 e 16 anos, que mostra que dormir cedo ajuda a manter a forma e a disposição. As crianças foram acompanhadas durante quatro dias por cientistas da Universidade da Austrália do Sul. A pesquisa comparou o peso delas e como usavam o tempo livre. Foi percebido que, jovens que foram para a cama tarde da noite, aumentaram em 1,5 a chance de se tornarem obesos.

Dr. Marcelo Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, confirma o resultado da pesquisa: “É extremamente importante que as crianças tenham o hábito de dormir cedo. Este costume deverá ser criado já nos bebês. Estudos demonstram que crianças que dormem até às 21 horas, apresentam melhor rendimento em todas as tarefas, seja na parte de aprendizado ou em tarefas motoras”, explica.

Além do bom rendimento, crianças que dormem mais cedo têm menores chances de, já na vida adulta, desenvolverem doenças como diabetes e hipertensão. “Grande parte de todo esse processo se dá pelo aproveitamento do Hormônio do Crescimento (GH)”, diz Dr. Marcelo.

O pediatra explica também que quem dorme mais tarde come mais e, normalmente, mais besteiras. Ao acordar, como dormiu pouco, acaba não tendo forças ou vontade de fazer atividades físicas, brincar e correr.

O tempo certo de sono varia com a faixa etária: “Crianças até 18 meses devem dormir de 8 a 12 horas noturnas, com uma ou duas sonecas durante o dia. Já as crianças acima dos 18 meses perdem essa obrigatoriedade da soneca e devem dormir entre 8h e 12h noturnas”, explica Dr. Marcelo.

De acordo com ele, é muito importante que os pais criem o hábito precoce na criança de ir ainda acordada para o berço, e sempre no mesmo horário. “É fundamental mostrar para a criança que a hora do sono é só mais um momento do dia e não uma hora para separação”, diz.

“É importante que a criança tenha um porto seguro. O ideal é que elas durmam sempre no mesmo lugar. Se for um bebê, os pais podem colocar no berço um móbile, um paninho, um brinquedinho, ou até uma peça de roupa dos pais. Os maiores podem dormir com um bichinho. É importante que ela tenha os objetos dela por perto. Assim, se ela acordar no meio da noite, olhará para o lado e se sentirá segura”, complementa Dr. Marcelo.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados