Blog da Saúde

Psoríase: conscientização é a melhor forma de prevenir

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 28 de outubro de 2011

Amanhã, 29 de outubro, é o Dia Mundial da Psoríase, doença inflamatória da pele e das articulações, não contagiosa que acomete três a cada dez pessoas da população mundial.

Sua causa mais provável é genética e situações de estresse.  Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela afeta homens e mulheres, sendo mais frequente na faixa entre 20 e 40 anos.

Segundo a dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, Dra. Samar Harati, as lesões mais comuns deixam a pele avermelhada e descamam, podendo acometer qualquer parte do corpo. “A psoríase pode ser localizada ou generalizada, sendo mais comum a presença de placas vermelhas, descamativas, com escamas acinzentadas superficialmente em joelhos e cotovelos”, afirma a médica.

Apesar de ser uma doença que não tem cura, a psoríase pode ser tratada conforme a extensão da lesão, localizada ou generalizada. “Para psoríase localizada deve-se usar hidratantes, corticóides e imunomoduladores. Se generaliza, prescreve-se ainda uma medicação oral como resinóide, metotrexate e ciclosporina”, diz Samar.

Para controlar a psoríase é importante hidratar bem a pele, tomar banho morno e rápido, não esfregar a pele com esponja, expor-se com cautela ao sol e evitar o estresse.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados