Blog da Saúde

Seis nutrientes que ajudam você a eliminar as acnes

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 31 de outubro de 2011

As acnes surgem quando algumas glândulas da pele começam a produzir sebo demais, obstruindo os poros e servindo de alimento para bactérias presentes na pele. Isso acaba gerando uma inflamação que acarreta em cravos e espinhas.

Além dos cuidados diários, como limpar a pele do rosto com sabonete específico para pele oleosa ou acneica, evitar dormir com maquiagem e usar filtro solar oil free todos os dias, a alimentação também influencia no aparecimento de acnes.

“O importante é manter sempre uma alimentação balanceada, já que nutrientes isolados não necessariamente provocam efeitos”, afirma o nutrólogo do Hospital e Maternidade São Luiz, Dr. Celso Cukier.

Conheça seis nutrientes que ajuda na prevenção de acnes:

  • Água

Quanto mais hidratada a pele estiver, mais viçosa e fortalecida ela ficará. Isso impede que a produção de oleosidade fique desequilibrada. A desidratação da pele pode causar manchas e descamações.

  • Vitamina A

Essa vitamina diminui a produção de sebo nas glândulas sebáceas, tornando a pele menos oleosa e inibindo a formação da acne. “A vitamina A possui substancias chamadas rodoxinas, que participam ativamente da recomposição celular, além de ter poder antioxidante”, explica Dr. Celso. Aposte em salmão, cenoura, espinafre e brócolis.

  • Zinco

Por conta de seu poder anti-inflamatório e antioxidante, esse nutriente atua na pele criando um ambiente inóspito para o crescimento das bactérias causadoras das espinhas. “Porém, essa ação é incerta, mais pesquisas são necessárias para comprovar a eficácia do zinco no controle da acne”, esclarece Dr. Cukier. O zinco é encontrado em ostras, castanha do Pará e gérmen de trigo.

  • Vitamina E e C

Os antioxidantes dessas vitaminas têm um efeito calmante sobre a pele. Dr. Celso explica que a vitamina C participa ativamente da produção do colágeno, uma das principais substâncias de sustentação da pele. Já a vitamina E também é rica em antioxidantes e atua na regulação hormonal, evitando a acne.

  • Selênio

Este nutriente tem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos donos dos radicais livres. Consumido juntamente com vitamina E, o selênio apresenta melhorias na pele como um todo. Germén de trigo, atum, salmão, alho, castanhas, ovos e arroz integral são ricos neste nutriente.

  • Ômega 3

Este tipo de gordura combate o envelhecimento e melhora a circulação do organismo, o que faz com que nutrientes e oxigênio cheguem mais rápido à pele por meio do sangue. O ômega 3 é encontrado em peixes, óleo de linhaça, nozes, sementes de girassol e amêndoas.

 

 

 

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados