Blog da Saúde

A importância da presença dos pais para os bebês prematuros

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 3 de novembro de 2011

Pesquisas comprovam: é super importante a presença constante dos pais após o nascimento de bebês prematuros, principalmente no hospital. Alguns procedimentos podem diminuir as dores dessas crianças e auxiliar no desenvolvimento da produção de sons.

De acordo com um estudo canadense, amamentar o bebê prematuro durante procedimentos de dor, como uma coleta de sangue, pode reduzir a o desconforto da criança em até 80%. A neonatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, Dra. Graziela Del Ben, explica que o leite materno conforta o bebê. “O contato com o corpo da mãe ajuda a manter a temperatura corpórea. Além disso, ao sugar o leite, ocorre um aumento da glicemia do sangue do bebê, o que traz mais conforto. A respiração melhora e a frequência cardíaca se acalma, fatores que ajudam a aliviar a dor”, explica.

Além da amamentação, a posição conhecida como “canguru” também ajuda a diminuir a dor nos prematuros. Ela permite o contato pele a pele entre a mãe e o bebê. Para tanto, a criança deve estar só de fralda e a mãe com uma camisola aberta, sem sutiã para encaixar o filho na posição vertical entre os seios. Depois, mãe e filho são envolvidos por um lençol para manter a temperatura do corpo.

Outro fato curioso foi destacado por cientistas americanos que analisaram o comportamento auditivo e a fala de bebês prematuros. De acordo com os pesquisadores, quanto mais os bebês ouviam a voz de seus pais, mais sons eles produziam, principalmente quando os pais estavam por perto.

 Fonte

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados