Blog da Saúde

Como ajudar a criança a passar de ano?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 11 de novembro de 2011

O mês de dezembro já está batendo à porta e, com ele, as provas de fim de ano, o que causa a angústia de diversos pais cujos filhos dependem do resultado desse último exame para saber se conseguiram ou não passar para a próxima série.

Nesse momento, os pais precisam ajudar a criança e, principalmente, definir uma rotina de estudos.

“Na hora de estudar, estabeleça um cantinho e um horário fixos, bem longe de qualquer distração. Isso facilita a concentração. Quando possível também vale combinar com outras mães para os filhos estudarem juntos e trocarem informações sobre as matérias. Mas isso somente se tiver um adulto para supervisionar e orientar os pequenos”, explica Marcelo Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz.

De acordo com o pediatra, os pais precisam estar atentos às dificuldades da criança e ajudá-la no que for preciso.

Mas, sempre é importante lembrar, ajudar não significa dar todas as respostas para o pequeno e sim fazer com que ele as encontre por si só.

Garanta que seu filho não só estudou, mas que também absorveu tudo o que leu durante o dia. Vale pedir para a criança fazer um resumo de tudo o que viu sobre cada matéria e aplicar uma pequena prova sobre os principais pontos vistos, assim, ele assimila com mais facilidade tudo o que viu e fica mais motivado ao perceber que aprendeu.

E por fim, preste atenção no modo como seu filho estuda. Em muitos casos a criança não vai bem na escola porque possui algum problema que atrapalha o seu aprendizado, desde uma dificuldade em enxergar objetos distantes até mesmo dislexia, que altera a maneira como o pequeno lê, soletra e escreve.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados