Blog da Saúde

Pele bronzeada e saudável

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 24 de novembro de 2011

Nesta época do ano todo mundo começa a pensar nas férias de verão. Praia e muito sol estão nos planos da grande maioria. Para as mulheres, é hora de renovar o bronzeado, mas quais cuidados devem ser tomados para não prejudicar a saúde da pele?

Se hidratar e não esquecer o filtro solar são dicas infalíveis.

“Bronzear o rosto com o sol já é sinônimo de agressão à pele, mas é possível diminuir riscos de câncer e envelhecimento utilizando protetores solares e acessórios como óculos e boné ou chapéus”, recomenda Dra. Samar El Harati, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz.

No rosto, o protetor solar deve ser aplicado antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas. “Se a pessoa praticar algum exercício físico e suar ou entrar na água, a reaplicação deve ser feita mesmo antes do período indicado. Além disso, das 10h às 16h, não é recomendável que a pele esteja exposta, mesmo com fator de proteção”, explica Dra. Samar.

De acordo com a dermatologista, peles brancas e morenas claras exigem fator de proteção solar de no mínimo 30 e as morenas escuras e negras, no mínimo 20. Vale lembrar que o protetor deve ser usado diariamente, não só no verão e na praia.

Bronzeamento sem riscos

Para manter o rosto saudável e bonito com ar de bronzeado sem riscos para a saúde o ideal é utilizar algum método de bronzeamento à tinta, que não expõe a pele a nenhuma radiação. “Uma alternativa que recomendo são as maquiagens com protetor solar, como base ou pó facial”, diz Dra. Samar. E, ao aplicar o protetor sobre a pele, é importante lembrar que a quantidade deve ser suficiente para cobrir toda a região. Não vale economizar, já que a saúde pode estar em risco.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados