Blog da Saúde

Cuidado com os medicamentos

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 28 de dezembro de 2011

Está grávida ou pretende engravidar no ano que está chegando? Então tome muito cuidado na hora de tomar remédios, vacinas e vitaminas.

Antes de engravidar, tome ácido fólico, que previne problemas no tubo neural e ajuda na formação da coluna do bebê, três meses antes de começar a tentar engravidar e use até o fim do primeiro trimestre – uma cápsula de 5 mg por dia.

Se você já está grávida e não tomou o ácido fólico até o terceiro mês, comece a usá-lo já! Vale lembrar que os vegetais de folhas escuras também são ricos neste nutriente.

Mesmo que você tenha uma alimentação rica em ferro, a suplementação é indicada, já que é comum ter anemia durante a gravidez. Por isso, a partir da 20ª semana de gestação, tome 600 e 900 mg de suplemento de sulfato ferroso por dia.

A grávida também pode tomar um polivitamínico a partir do primeiro trimestre. A indicação fica à critério de casa obstetra. Ele contém vitaminas como ferro e cálcio, importante para a formação dos ossos do bebê.

Não se esqueça de incluir leites e derivados na sua alimentação. O ideal é consumir ao menos três copos de leite ou iogurte todos os dias.

Quanto aos remédios, segue a lista dos proibidos:

  • Sinvastatina: é indicada para controlar os níveis de colesterol no sangue, mas não deve ser usada na gravidez sob risco de causar má formação no desenvolvimento dos órgãos do feto.
  • Tetraciclina: antibióticos com essa substância causam má formação no bebê, como problemas nos ossos.
  • Talidomida: indicado para tratar hanseníase, AIDS, lúpus e alguns tipos de câncer. A substância causa má formação nos membros superiores e inferiores em qualquer fase da gestação. Chegou a ser proibido mundialmente, mas hoje é usado em ambiente hospitalar e também fornecido aos pacientes mediante uma série de exigências.
  • Isotretinoína: usado para acne severa, só é vendida com receita especial. A paciente deve assinar um termo de responsabilidade de que não engravidará durante o tratamento e até 30 dias depois, já que o remédio causa deformações no bebê.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados