Blog da Saúde

Educação financeira para crianças

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 8 de dezembro de 2011

Muitos adultos têm dificuldades para controlar os gastos e poupar dinheiro, por isso, ensinar educação financeira para os filhos pode ser uma tarefa mais do que complicada.

São poucas as escolas que iniciam o assunto e por isso ensinar às crianças o valor do dinheiro e pequenas noções de administração é papel da família.

Nosso pediatra, Dr. Marcelo Reibscheid, afirma que a partir dos 6 anos a criança já desenvolveu a capacidade de entender melhor a ideia de dinheiro, principalmente com o grande número de propagandas comerciais e ofertas de consumo.

“Com crianças menores os pais podem introduzir o assunto contando fábulas como ‘A cigarra e a formiga’, explicando primeiramente a importância do trabalho para as conquistas. Quando maiores, jogos como Banco Imobiliário e Jogo da Vida, que ensinam como comprar, vender, lucrar e, principalmente, perdas e ganhos, podem ser boas opções”, sugere o especialista.

Não adianta querer poupar as crianças deste momento de descoberta. A melhor maneira para lidar com a educação financeira dos filhos é o exemplo. Quanto mais organizados são os pais, mais organizadas serão as crianças.

Outra dúvida frequente dos pais está relacionada à mesada. Não há uma fórmula pronta para todos os casos, mas deve se levar em conta as necessidades da criança. Vale observar o padrão financeiro dos colegas do filho e estipular um valor na média, nem menor e nem maior do que o de outros amigos.

“Uma boa opção na hora de calcular a mesada é estipular R$1 por idade e por semana. Esse cálculo pode funcionar muito bem no início e com o tempo o adulto vai perceber se será preciso um aumento”, explica Reibscheid.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados