Blog da Saúde

Filhos mais responsáveis e organizados

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 7 de dezembro de 2011

Seus filhos ajudam em casa? É um fato que crianças que ajudam nas tarefas domésticas se tornam adolescentes mais responsáveis, solidários e independentes. E não pense que apenas as meninas devem assumir deveres como lavar a louça e arrumar a própria cama. Os meninos, acredite, também são capazes!

“Todos na casa devem participar de todas as funções e atividades domésticas. Imagina, por exemplo, aquele menino que nunca lavou uma louça ou arrumou uma cama apenas pelo fato de ser menino. Como que ele poderá viver sozinho em uma casa quando, por exemplo, seus pais viajarem por alguns dias? Como ele poderá morar sozinho?”, diz o Dr. Marcelo Reibscheid, nosso pediatra.

As crianças reclamam muito quando você pede para eles lavarem ou secarem a louça?

“Opte por mostrar outras possibilidades a eles como ensinar a preparar um prato que a família consuma com frequência. Assim você pode estipular que naquele dia da semana quem cuida do almoço é ele”, orienta o médico.

“Dar certa liberdade aos filhos e elogiar sempre o trabalho deles é fundamental para alcançar o objetivo e principalmente para uma relação harmoniosa”.

Quanto aos brinquedos: brincou, guardou. “Os pais podem até ajudar no caso de crianças menores, mas é importante que elas aprendam que após o uso tudo deve voltar ao seu lugar. As noções de organização devem ser ensinadas desde cedo”, sugere o pediatra.

Para os adolescentes, as roupas pela casa são o maior desafio dos pais. “Experimente deixá-las exatamente no mesmo lugar até que seu filho não tenha mais o que vestir se for necessário. Quando chegar o momento, ele mesmo falará sobre o assunto e dará abertura para uma boa conversa”.

E, se nada der certo e a bagunça prevalecer, o pediatra diz que, sim, as crianças ou adolescentes devem arcar com sérias consequências a fim de aprenderem a colaborar. “O ideal é sempre conversar e explicar a importância da ajuda. Caso isso já tenha sido feito e nenhum efeito surtido o uso de castigos é valido. Mas como estamos falando de adolescentes ou crianças maiores, os “melhores” castigos são a retirada daquilo que gostam MUITO.

Por exemplo: ‘Se você não ajudar a mamãe a manter seu quarto arrumado, o futebol de sexta não terá’’; ‘Se você continuar jogando as roupas no chão, não irá mais jogar videogame. E por ai vai. O importante é, uma vez que foi feita a ameaça, se ele não ajudar você DEVE cumprir!”.

 Fonte

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados