Blog da Saúde

Alimentos funcionais ajudam o intestino a trabalhar melhor?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 3 de fevereiro de 2012

Intestino preguiçoso é um problema que atinge 15% da população mundial e 20% da população ocidental, sendo quatro vezes maior nas mulheres do que nos homens, segundo dados do professor titular de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva da PUC Campinas, Flávio Antonio Quilici.

Atualmente, muitos produtos do mercado prometem melhorar ou resolver este problema por meio dos alimentos funcionais, em sua maioria iogurtes e leites fermentados. Mas, será que eles funcionam?

Iogurtes e leites fermentados têm em sua composição os lactobacilos, probióticos que melhoram a função do intestino e, consequentemente, de todo o organismo, explica Andrea Bottoni, coordenador da equipe de nutrologia do Hospital e maternidade São Luiz – Anália Franco.

O especialista explica ainda que o que influencia na ação destes micro-organismos no corpo é a quantidade deles no produto e a resistência ao pH do estômago. “Alguns não conseguem resistir ao pH ácido do sistema gastrointestinal, e mesmo que sejam ingeridos, não chegarão vivos ao intestino delgado. Alguns outros como o casei Shitrota e a bifidobactéria DanRegularis (outro tipo de probiótico) conseguem chegar vivos e ajudar no fluxo intestinal”, diz o médico.

Outros cuidados

É importante ressaltar que, mesmo com essa ajudinha dos lactobacilos, eles não fazem todo o trabalho sozinho. Uma pessoa com alimentação gordurosa e desbalanceada pode não ter tantos benefícios trazidos pelos probióticos quanto outra que se alimenta de forma correta e pratica exercícios físicos.

Segundo Andrea, existem lactobacilos em outras formas além dos alimentos funcionais, como por exemplo, em cápsulas, mas seu uso deve ser feito com recomendação de especialistas. “É muito mais proveitoso para o nosso corpo ingerir lactobacilos no iogurte ou leite fermentado porque eles também têm proteínas, cálcio, ferro e outros nutrientes”, ensina Bottoni.

 Consequências do intestino preguiçoso

Quem tem o intestino preguiçoso está mais vulnerável a ter espinhas, cólicas, mau humor e até aquela sensação de barriga inchada. Tudo por causa da prisão de ventre.

Alguns pequenos cuidados podem melhorar o dia-a-dia de quem sofre desse mal. Veja:

• Beber muita água: auxilia a circulação do sangue, diminui a retenção de líquido e, consequentemente, o inchaço.

• Não use laxantes: o uso desses medicamentos deve ser feito após recomendações médicas e não como estimulante para ir ao banheiro todos os dias.

• Vá ao banheiro sempre que tiver vontade: o hábito resgata o reflexo natural do corpo e, principalmente, é normal. Todo mundo vai!

• Exercícios físicos: mantém o corpo no ritmo e em forma, queima calorias e faz bem para o funcionamento do organismo.

Fonte: http://www.band.com.br

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados