Blog da Saúde

Aproveite o congestionamento para cuidar da sua saúde

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 2 de março de 2012

O ano começou de verdade, e os congestionamentos também! Os especialistas dizem que tempo ideal para permanecer no veículo é, no máximo, 50 minutos. Excedendo esse limite, os principais déficits para o organismo estão relacionados aos músculos e aos ossos.

“É comum vermos hoje em dia pessoas que passam cerca de três horas seguidas na direção. Esse fator pode ser muito prejudicial à saúde, especialmente para pessoas que não possuem hábito de praticar exercícios físicos regulares”, conta nosso ortopedista, Dr. Douglas Rocha Russo.

Além disso, dirigir diariamente no trânsito lento provoca dores crônicas na coluna e nas articulações, piora varizes e agrava os efeitos do sedentarismo. Segundo dados da CET, São Paulo registrou recorde de163 kmde lentidão em 2010, o que leva os motoristas a passar muito mais tempo no volante do que o recomendado.

Como nem sempre é possível sair do carro para se alongar, o ortopedista sugere 10 medidas que você pode tomar antes de dirigir e durante o congestionamento. Essas medidas auxiliam no alongamento dos músculos e ativam a circulação sanguínea, diminuindo risco de tendinites e até de embolias.

Antes de dirigir

  • Usar uma pequena almofada para apoiar a coluna lombar, se o encosto do carro não tiver regulagem para essa parte do corpo.
  • Evitar deixar a cabeça muito abaixada e muito para trás.
  •  Segurar o volante com os braços levemente flexionados. Relaxar os ombros. Assim, a musculatura do pescoço não fica tensionada.
  • Apoiar os calcanhares no assoalho do veículo, para evitar sobrecarga da coluna lombar. Pela mesma razão, os joelhos devem estar no nível dos quadris ou acima.
  •  Ajustar o banco de modo que, mesmo quando estiver pressionando os pedais, os joelhos continuem um pouco flexionados.

Quando o trânsito estiver parado

  • Esticar e flexionar os pés e os tornozelos, para melhorar a circulação.
  • Puxar o joelho em direção ao tórax, ao lado do volante. Mexer a musculatura da batata da perna, das coxas e do quadril. Isso já aumentar o bem-estar.
  •  Elevar os braços, colocá-los por trás da cabeça, alongar ombros e cotovelos, flexionar os punhos.
  •  Para alongar a musculatura que sustenta vértebras, projetar-se para frente, abraçando o volante.
  • Para diminuir dores no pescoço, empurrar a cabeça para a direita e a esquerda.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados