Blog da Saúde

Uma lancheira saudável e colorida

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 27 de março de 2012

 

Você pode estar atrasado, mas a lancheira das crianças deve ser prioridade. A falta de tempo não deve impactar na qualidade da alimentação de seu filho. Veja algumas dicas da nutricionista Adriana Mesquita, do Hospital São Luiz, para preparar a rotina alimentar da criança:

– Escolha a lancheira correta. Procure um material resistente e lavável. A higienização deve ser feita com álcool assim que chegar da escola. Lave com água e sabão uma vez por semana.

РOriente seu filho a evitar o contato da lancheira com o cḥo e a lavar as ṃos antes do consumo dos alimentos.

РNa dificuldade da compra de lancheiras t̩rmicas, utilize recipientes t̩rmicos internos.

– Os lanches devem ser embalados em papel-filme e depois colocados em potes de plástico. Aos que necessitam de refrigeração, como sucos ou leite, são imprescindíveis os recipientes térmicos.

– Converse com os filhos sobre suas preferências. Isso economiza tempo e dinheiro. Reservem um momento para montar um cardápio quinzenal juntos. Assim você se programa e ainda pode negociar alguns itens para estimular o apetite.

– Evite os excessos de alimentos industrializados, doces e refrigerantes.

– Combine com a criança como farão parte do cardápio. Doces e frituras não são proibidos desde que consumidos com equilíbrio, orienta Adriana.

– Não se esqueça de dosar as quantidades. O lanche deve conter cerca de 300 calorias para as crianças com peso adequado. Procure colocar uma fonte de carboidratos (pães, biscoitos, barrinhas de cereais), uma de proteína (leite e derivados, frios) e outra de vitaminas e minerais (frutas e suco de frutas).

– O último e importante passo é verificar a quantidade consumida e a preferência deles ao chegar da escola, fazendo dessa tarefa uma atividade prazerosa e saudável.

Fonte: Diário Catarinense

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados