Blog da Saúde

Indigestão – Como tratar?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 3 de abril de 2012


A dispepsia, mais conhecida como indigestão, é um conjunto de distúrbios gástricos que dificulta a digestão dos alimentos. “O processo de digestão é muito complexo e a falha em qualquer uma de suas etapas pode gerar alguma doença”, explica Celso Cukier, nutrólogo do Hospital e Maternidade São Luiz.

De acordo com o médico, o estômago é como um balão, que vai aumentando até determinado ponto. Um crescimento acima do normal pode causar algum tipo de dor ou desconforto, como dores abdominais, queimação no estômago, enjoo e sensação de um gosto amargo na boca.

Hábitos de consumo saudáveis ajudam, e muito, a facilitar a digestão: o consumo de frutas, legumes, grãos e cereais é altamente recomendado. “Alimentos na sua forma integral são mais fáceis de ser digeridos”, afirma o médico.

O especialista alerta para os danos de uma alimentação desregrada: “Uma dieta pobre em fibras e rica em carne vermelha pode desencadear um câncer no intestino. Já uma dieta rica em gordura saturada pode gerar uma série de doenças cardiovasculares”.

Alimentos indigestos

Refrigerante: a ingestão durante a refeição dilui o suco gástrico e modifica o PH local, comprometendo a atividade enzimática. Isso prejudica a absorção de vitaminas e minerais, além de contribuir para a má digestão das proteínas.

Ovo: assim como as carnes vermelhas e as frituras, ele é um alimento gorduroso com maior propensão a causar azias, retarda o esvaziamento do estômago e pode comprometer o processo digestivo.

Café: a cafeína estimula a acidez do estômago e não é recomendado para quem possui gastrite ou úlcera. Seu consumo exagerado pode provocar azia e vômitos, além de uma possível sensação de queimação.

Leite: algumas pessoas não conseguem digerir bem o leite e seus derivados, que podem ser substituídos por quinoa, aveia, amêndoas e soja, que são alimentos saudáveis e de fácil digestão.

 Fonte: Diário de S. Paulo

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados