Blog da Saúde

O primeiro banho em casa

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 19 de abril de 2012

Como comentei no post anterior, após três dias no hospital, tivemos alta na quinta-feira (12/4). Durante nosso tempo no Hospital São Luiz Itaim tivemos uma experiência inesquecível. O Nicholas parece um bebê super calmo. Só reclama na hora de mamar: o restante do tempo dorme um sono profundo.

Chegamos em casa à tarde e a primeira coisa que nos perguntamos foi: e agora, o que faremos? Nós rimos e descobrimos que não tínhamos ideia do que deveríamos fazer. E assim começamos uma nova fase da vida. Junto com o nascimento do Nicholas, nasceram também o papai e a mamãe que existe dentro de nós.

Após algumas horas em casa, chegou o momento de darmos o primeiro banho. Confesso que tivemos um pouco de dificuldade. Apesar de toda a demonstração que recebemos nos dias de maternidade, estávamos com medo de machucá-lo.

Como a água não precisa ser filtrada e nem fervida, pegamos água morna (em torno de 36 e 37 graus) e colocamos na banheira pela metade, como aprendemos no hospital. Eu e o papai dividimos as tarefas. Enquanto ele seguraria o bebê, eu daria o banho. E assim aconteceu. Fechamos todas as janelas e portas para evitar golpes de ar e colocamos a banheira em um lugar de fácil movimentação para nós:

Primeiro passo: separar a fralda e a roupinha que serão colocadas.

Segundo passo: enrolar o bebê em uma toalha quentinha e lavar a cabeça com shampoo ideal para recém-nascido. Depois secar o cabelinho com a toalha, tirar a fralda e partir para o banho.

Terceiro passo: o papai ficou encarregado em segurar o bebê e tampar as orelhinhas para não cair água. Com bastante agilidade, eu o esfreguei levemente na frente e depois de costas.

Quarto passo: o enrolamos na toalha, limpamos o umbiguinho, passamos a pomada para evitar assaduras e já o trocamos.

Ele ficou um pouco agitado, mas depois se acalmou com a mamada logo em seguida. Ainda estamos nos adaptando aos movimentos e horários dele. Meu marido está me ajudando bastante com as trocas, o banho e os momentos da amamentação.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados