Blog da Saúde

Osteoporose

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 13 de abril de 2012

Você sabe o que é a osteoporose?

 É um problema que causa redução no volume e na qualidade dos ossos, aumentando a fragilidade do esqueleto e os riscos de fraturas.

 Ela possui dois níveis: o tipo 1 ocorre na pós-menopausa, na faixa etária dos 50 a 60 anos, enquanto a do tipo 2 acomete mulheres depois dos 70 anos.

 Há também a secundária, que é causa em decorrência de outras doenças (diabetes, anorexia nervosa, deficiência da vitamina D, problemas na tireoide), além da ingestão de medicamentos, como corticoides, heparina e anticonvulsivantes.

 Outros fatores que podem provocar a doença são o fumo, consumo excessivo de álcool e baixa ingestão de cálcio e de vitamina D.

 Segundo o reumatologista José Goldenberg, do Hospital São Luiz, de São Paulo, o diagnóstico deve ser criterioso. “O médico deve levantar o histórico da paciente, como idade em que teve a menarca (primeira menstruação), idade que passou pela menopausa, fator hereditário, baixo peso, baixa estatura e hábitos.” Só após esse mapeamento, será possível identificar qual o tipo da osteoporose.

 Dicas para se prevenir:

 Ingerir cálcio em dose suficiente: pelo menos de 1 a 1,5g de cálcio ao dia, equivalente a dois copos de leite e uma fatia de queijo;

 Manter uma alimentação saudável, com consumo de verduras escuras;

 Reduzir o café;

 Praticar exercícios físicos: caminhar, no mínimo, três vezes na semana por 20 minutos;

 Tomar sol, porque auxilia na síntese no organismo da vitamina D, responsável pela fixação do cálcio nos ossos;

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados