Blog da Saúde

Riscos da obesidade na gravidez

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 23 de abril de 2012

A obesidade é um problema que atinge cada vez mais a população e as grávidas também estão inclusas nesse percentual de pessoas que sofrem com o sobrepeso: segundo estudos, 30% da população brasileira estão acima do peso ideal, e isto na gravidez pode prejudicar a saúde da mãe e da criança.

“É difícil as mulheres manterem a linha durante a gestação. Verduras e leite desnatado são os principais itens de uma alimentação fracionada, fundamental à nutrição do bebê”, alerta o Dr. Eduardo Souza, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz.

Por isso, o médico alerta a importância de um controle alimentar durante todo o período. “Para quem está no peso certo, o recomendável é engordar de oito a doze quilos durante a gestação e quem está acima do peso, deve engordar de seis a sete quilos. Neste caso é necessário o acompanhamento de um nutricionista durante todo o período”, aconselha o médico.

 Males, causas e tratamentos

Com o aumento de peso, as gestantes ficam mais propensas a desenvolver doenças que acometem o coração e a coluna. “Diabetes, pressão alta e distúrbios metabólicos, dificuldades de respiração e parto prematuro, são algumas consequências que podem afetar a saúde da mãe e do bebê”, afirma. A gestante corre sérios riscos não só durante a gravidez como na hora do parto. “Na aplicação da anestesia e no pós-operatório a recuperação é mais lenta”, completa.

A obesidade na gravidez também está associada ao maior índice de mortalidade dos recém-nascidos e o bebê fica mais sujeito a malformações fetais e de problemas no tubo neural. Para uma gravidez mais saudável e segura, o Dr. Eduardo Souza aconselha ainda a prática de exercícios físicos, caminhadas e hidroginástica.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados