Blog da Saúde

Verdades e mentiras sobre o leite

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 9 de abril de 2012

O leite faz parte da dieta do brasileiro por trazer diversos nutrientes de que o corpo precisa em especial o cálcio. Porém, não são poucos os mitos que pairam sobre o seu consumo, tanto positivos como negativos.

Separamos algumas dúvidas mais comuns e respondemos o que é verdade ou não pra você:

A ingestão de leite causa pedras nos rins

Mito. Apesar da doença estar relacionado ao excesso de cálcio, sua redução na dieta alimentar não é a solução para evitar o problema. Na verdade, estudos e especialistas indicam que esse mineral – na medida certa – pode até ajudar na proteção dos rins. Em vez de banir o leite da alimentação, portanto, o ideal para prevenir complicações renais é beber bastante água, evitar álcool em excesso e reduzir o consumo de sal.

Tomar leite depois de praticar exercícios físicos é uma boa opção

Verdade. Um estudo realizado pela Universidade do Canadá constatou que mulheres que bebem dois copos grandes de leite por dia, após a sua rotina de musculação, ganham mais massa muscular e perdem mais gordura em comparação às mulheres que bebem energéticos.

O leite deveria ser evitado na alimentação

Mito. Há contradições, mas ainda prevalecem estudos e especialistas que afirmam que o leite só deve ser evitado em caso de alergias.

Leite causa acne

Mito. Um estudo publicado pela Universidade de Harvard, que indica que esses hormônios seriam semelhantes aos causadores de acne na pele humana. No entanto, ainda faltam mais pesquisas para comprovar essa relação.

Alergia à proteína do leite é diferente de alergia à lactose

Verdade. Alergia à proteína é uma resposta imunológica do corpo contra a proteína do leite, que pode ser de vaca, cabra, búfala etc.

Já alergia à lactose é a falta ou deficiência da produção de uma enzima chamada lactase, que serve para digerir a lactose – o açúcar natural do leite. Patrícia conta que, quando não absorvida, essa substância é fermentada por bactérias do intestino grosso, levando à diarreia.

Leite desnatado é somente leite integral com água adicionada

Mito. O leite desnatado apenas tem um teor reduzido de gordura saturada e colesterol. Não há acréscimo de água – garante a nutricionista Patrícia – e não há redução de nutrientes.

Fonte: Minha Vida

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados