Blog da Saúde

Dicas de sucesso para amamentar

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 7 de maio de 2012

A amamentação é, ao mesmo tempo, uma das partes mais esperadas e temidas pelas mamães: esperada por causa do vínculo que começa a existir entre mãe e filho e temida por causa de vários fatores que podem atrapalhar esse momento, que deve ser cheio de tranquilidade.

A enfermeira Márcia Regina Silva, coordenadora do Grupo de Aleitamento Materno do Hospital e Maternidade São Luiz, junto com uma equipe de outros profissionais da área, dá uma série de dicas e conselhos que vão te ajudar a espantar o medo e se preparar para amamentar o seu bebê:

Descubra qual é o seu tipo de bico: dependendo da forma do seu seio, a tarefa de alimentar o seu bebê pode ser mais fácil ou um pouco mais complicada. O bico ideal é aquele que está para fora e enrijece durante a amamentação.

Também existe o curto, um pouco menor que o bico ideal; o plano, que não sai e dificulta a pega da criança; e o invertido, que lembra um umbigo, voltado para dentro. Mas com os exercícios certos, o tipo do seu bico não será um problema para amamentar.

 Prepare as mamas: tomar sol, todos os dias, antes das dez da manhã e depois das quatro da tarde, por volta de 20 minutos, ajuda a engrossar a pele do mamilo, facilitando a amamentação.

Descubra a melhor maneira de dar o peito: também conhecida como “pega”. Esse nome se dá ao modo como levamos o bebê até o seio para amamentá-lo. A boca do bebê deve pegar toda a aréola até os mamilos, que devem se posicionar no céu na boca da criança, cujos lábios devem ficar virados para fora.

A mãe pode ajudar sustentando a mama com a mão em forma de concha, fazendo um C com o polegar acima da aréola e indicar abaixo dela. Antes dele fazer a pega, limpe os seis com algodão e água, ou, se não estiver em casa, passe um pouco de leite na região.

Aprenda a posicionar o bebê: existem três posições

– barriga com barriga, quando o corpo da mãe fica voltado para o corpo da criança, cujo rosto se posiciona de frente para o seio;

– cavalinho: recomendado para prematuros e recém-nascidos, o bebê fica encaixado na perna da mãe, como se estivesse sentado;

– invertida: é usada normalmente quando se tem gêmeos. A criança fica debaixo do braço e tem um travesseiro de apoio para o corpo. Também é indicada para mães que fizeram cesariana;

 Prepare-se para o inesperado: o bebê não pode ficar mais de quatro horas sem mamar, o que significa que ele precisa ser alimentado de madrugada, mesmo que seja necessário acordá-lo durante à noite. Respeitando esse intervalo de tempo, a mãe pelo menos nos primeiros dias, terá que se adaptar aos horários da criança e não tentar “agendar” as mamadas.

 Cuide da alimentação: as palavras de ordem são moderação e equilíbrio. A nova mamãe pode comer qualquer tipo de alimento, mas deve reduzir a quantidade de chocolate, alimentos ácidos e condimentos.

Fonte: Revista Crescer

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados