Blog da Saúde

Música na infância

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 23 de maio de 2012

A música proporciona benefícios para a criança desde o período de gestação: se o bebê entra em contato com as ondas sonoras logo nos primeiros meses, elas ajudam a estimular e desenvolver áreas do cérebro mesmo durante a gravidez.

“A música consegue acalmar não só os bebês, mas as crianças maiores também”, afirma Marcelo Reibscheid, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade São Luiz.

Segundo ele, qualquer ritmo contribui para desenvolver a parte neurológica dos pequenos. Mas se o seu objetivo é acalmar a criança para, por exemplo, colocá-lo na cama, é indicado escutar ritmos mais tranquilos.

Benefícios

De acordo com Reibscheid, a música tem importância em todas as fases da infância e adolescência. “Existem pesquisas que provam que 90% das crianças que são estimuladas com música possuem maior vocabulário, aumento de Q.I. e facilidade de aprendizado”, afirma.

O ideal é que as crianças comecem a aprender um instrumento musical por volta de 4 a 6 anos, quando suas funções motoras e neurológicas estão em formação e elas podem aproveitar todos os benefícios dessa prática.

O médico ressalta a importância de deixar a criança escolher o instrumento que ela deseja aprender. “Muitos pais fazer com que os filhos aprendam os instrumentos que eles gostariam de ter aprendido, mas isso não adianta. Impor esse tipo de coisa à criança fará com que as aulas de música não tenham o efeito que teriam caso ela estudasse aquilo que gosta”, explica.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados