Blog da Saúde

Terapia nutricional para recém-nascidos: você sabe o que é?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 14 de maio de 2012

Quando os bebês nascem prematuros ou apresentam alguma patologia no momento do nascimento, eles geralmente são encaminhados para a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal.

Se isso aconteceu com seu bebê, calma: nem sempre isso significa que o estado da criança seja muito grave, e sim que ela necessita de cuidados especiais, principalmente na alimentação.

De acordo com a neonatologista Graziela Lopes del Ben, do Hospital e Maternidade São Luiz, os bebês encaminhados para essa área ainda não tem condições de se alimentar por boca, ou seja, ainda não podem mamar pois não tem força para a sucção ou, no caso dos prematuros, ainda não tem maturidade total do intestino.

A terapia nutricional é um método especial que contém vitaminas, gorduras, proteínas, carboidratos e Oligoelementos primordiais para a saúde da criança. Com esse tratamento, o intestino passa a ser estimulado e o bebê já pode ser alimentado pelo leito materno.

Quando é possível, essa reposição nutricional é feita através da colostroterapia, que é a inserção do leite materno produzido nos sete primeiros dias após o nascimento do bebê. Esse leite vem carregado de nutrientes e proteínas e é conhecido como a primeira vacina da criança.

“A colostroterapia tem enorme importância para o organismo do bebê, mas em alguns casos a terapia nutricional precisa ser feita através de uma sonda e a criança recebe as proteínas necessárias de forma parenteral, por veia”, explica a neonatologista.

Com o passar da fase grave, também é iniciada uma dieta com sonda oral, onde a colostroterapia pode ser usada e, quando o bebê aceita a ingestão do leite, a sonda também pode ser retirada.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados