Blog da Saúde

Alimentos que ajudam na perda de peso

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 18 de junho de 2012

Um dos principais conselhos dados para quem deseja emagrecer é substituir alimentos consumidos no dia a dia por versões menos calóricas. Mas o que substituir? A nutricionista Maria Cláudia dos Santos dá algumas dicas de alimentos que podem facilitar a perda de peso.

Macarrão japonês

O itokonnyaku é um tipo de macarrão utilizado na culinária japonesa, cuja base é a raiz de um tubérculo chamado Konjac. Ele possui uma aparência gelatinosa, chegando a ser transparente e é composto por 97% de água e 3% de glaucomannan.

A diferença calórica com o macarrão tradicional é gritante: “a versão utilizada na culinária brasileira tem aproximadamente 109 Kcal a cada 100 g, enquanto o itokonnyaku possui 10 Kcal a cada 200 g”.

Feijão branco

Ele possui uma proteína chamada faseolamina, que segundo algumas pesquisas possui a característica de reduzir o processo de digestão de carboidratos em 20%. Porém, essa facilidade só está presente no consumo do feijão cru em forma de farinha.

A profissional recomenda consumir a farinha de feijão branco da seguinte forma: 1 g por dia, dividida em duas refeições. “Dilua uma colher pequena rasa em água e beba uma hora antes das refeições”, indica.

Alfarroba

Ela é a mais nova resposta para as necessidades das chocólatras. “O mais novo substituto se difere do doce pela sua composição em termos de gorduras e açúcares: o cacau tem 23% de gordura e 5% de açúcares, enquanto a alfarroba possui 0,7% de gordura e alto teor de açúcar, de 38 a 45%”, explica.

Além da diferença dos nutrientes, a alfarroba é composta de outros nutrientes como vitaminas B1, B2, vitamina A e Niacina e não possui substancias alergênicas, lactose, glúten e açúcares. Ela não chega a ajudar diretamente na perda de peso, mas pode ser um substituto para quem não resiste a uma barra de chocolate.

Fonte: Daquidali

Ps: Você conhece outros alimentos que também ajudam na perda de peso?

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados