Blog da Saúde

Ciúme entre irmãos

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 20 de junho de 2012

Esse sentimento, tão presente nas relações fraternas, pode começar a surgir a partir do momento em que o mais velho recebe a notícia de que, logo, logo a família irá aumentar. “A criança não se sente mais o centro das atenções. Antes, tudo era voltado para ela, mas com a chegada de um irmão ela perde essa exclusividade”, explica Marcelo Reibscheid, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade São Luiz.

Segundo Reibscheid, nesse momento, os pais precisam dar todo o suporte necessário para a criança: “Os pais devem ser claros com o filho e explicar o que está acontecendo e o que irá acontecer, sem esconder nada”. O ideal é fazer com que ele faça parte dessa fase e participe de todos os momentos importantes: procure levá-lo para ver o ultrassom, comprar coisas para o quarto, montar o enxoval, etc.

 Após o parto

Quando o novo irmãozinho chega em casa, é normal que o mais velho se sinta um pouco abandonado ou deixado de lado. Para evitar que isso aconteça, o pediatra salienta a importância do pai nessa fase: “É preciso também se dedicar ao filho mais velho, seja jogando bola ou brincando de boneca, o objetivo deve ser tirar um pouco da atenção do recém-nascido”, explica.

Nesse momento é ideal mostrar ao filho mais velho que ele é um parceiro dos pais e que também possui responsabilidades com o novo irmão.

 Igualdade

É importante que os pais entendam que cada filho possui a sua particularidade e respeite as características de cada um. E isso vale para diversas fases da vida, como por exemplo:

Aniversários: alguns pais presenteiam um filho no aniversário do outro, para que a outra criança não se sinta enciumada. Mas esse gesto não é recomendado. É importante que cada um tenha seu momento e que isso fique claro para ambos.

Escola

Se um irmão vai bem e o outro precisa de ajuda, os pais precisam estimular o que não está indo bem, procurando alternativas que o ajudem a melhorar nos estudos. Nunca se deve dar bronca na frente do outro ou falar que ele é mais inteligente.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados