Blog da Saúde

Classificações do AVC

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 19 de junho de 2012

Muita gente não sabe, mas existem dois tipos de Acidente Vascular Cerebrall: o hemorrágico e o isquêmico, que é o tipo de AVC mais comum, presente em cerca de 80% dos casos.

O AVC isquêmico ou hemorrágico é uma doença caracterizada pela obstrução ou ruptura nas artérias responsáveis pela distribuição de sangue no cérebro. Os principais sintomas são perda abrupta da força, do equilíbrio ou da sensibilidade em uma das metades do corpo e dificuldades de fala ou de compreensão.

Quanto mais cedo o paciente for socorrido e hospitalizado para ser tratado, maiores são as suas chances de sobrevivência. O primeiro passo é fazer a avaliação clínica e, em se confirmando a suspeita de AVC, é indicada a tomografia que irá avaliar se houve sangramento, obstrução dos vasos e sua extensão.

Sabe-se que as principais causas do AVC são predisposição familiar, hipertensão arterial, dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e triglicérides), diabetes, e o consumo de álcool e tabagismo.

Segundo o neurorradiologista intervencionista do Hospital São Luiz, dr. Michel Frudit, o grande avanço hoje no tratamento do AVC isquêmico é o uso de terapia endovenosa com trombolíticos, capazes de dissolver o coágulo, restaurando o fluxo de sangue no cérebro. “Esse tratamento tem maior capacidade quando administrado em até quatro horas e meia após o início dos sintomas”, afirma o médico.

Outra opção de tratamento é a desobstrução do vaso ocluído pela aplicação de injeção do trombolítico. “Pode-se também associar a remoção mecânica do coágulo por aspiração ou com dispositivos endovasculares projetados para esta finalidade com bons resultados”, detalha Fruidt.

A vantagem desta última opção, segundo ele, é que a técnica pode ser realizada em um tempo de ação superior às 4h30 da trombólise endovenosa, aumentando as chances de recuperação do paciente.

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados