Blog da Saúde

Anemia, não!

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 5 de julho de 2012

O nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz, explica que sua cura só é possível de ser revertida com a alimentação quando é fraca. “Caso seja uma anemia grave, a dieta deve ser completada com suplementos”, diz.

O tipo mais comum de anemia é a ferropriva, causada pela ingestão insuficiente ou má absorção de ferro. O déficit desse nutriente impede a formação da hemoglobina e da mioglobina, que são duas proteínas presentes no sangue e responsáveis pelo transporte de oxigênio – sendo que a mioglobina transporta oxigênio apenas para nossos músculos. Isso fará com que o organismo não tenha oxigênio suficiente para completar as funções vitais.

Quer se prevenir? Confira abaixo os nutrientes que participam do combate a essa doença e outros que devem ser consumidos com cautela:

Vitamina A: encontrada nos alimentos alaranjados ou verde-escuros e vísceras, ela é um importante coadjuvante no combate a anemia.

Ácido fólico para anemia megaloblástica: essenciais para a formação dos glóbulos vermelhos e para o transporte e armazenamento do sangue. Quando não ingerimos quantidades adequadas de folatos, nossa síntese do DNA, consequentemente dos glóbulos vermelhos, é danificada.

Vitamina B12: a falta desse nutriente ocasiona danos ao metabolismo do folato e o resultado é o que lemos anteriormente – a produção de glóbulos vermelhos e o transporte de oxigênio ficam prejudicados.

Vitamina C: presente nas frutas e verduras em geral, ela auxilia na absorção e mobilização do ferro armazenado.

Consumo de alimentos amargos ou que possuam cobre e zinco também ajudam a evitar a deficiência de ferro no sangue.

Você já tem anemia? Evite:

Cálcio: o ideal é, durante o período de anemia, evitar consumo excessivo de leite, queijo, iogurte, entre outras fontes de cálcio, na mesma refeição rica em ferro. Isso porque ingerir cerca de 300mg (a recomendação diária é de 1000mg) de cálcio acompanhado de uma fonte de ferro não heme pode diminuir a absorção deste em 50 a 60%.

Fibras, taninos e fitatos: o consumo em maior quantidade de fibras pode diminuir a absorção do ferro. Já os taninos e fitatos são compostos químicos que se combinam ao ferro, tornando-o insolúvel, impedindo sua absorção. Evite o consumo excessivo de fibras – como pães e massas integrais -, café, chá preto ou chá mate na mesma refeição rica em ferro.

Fonte: Vida e Saúde

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados