Blog da Saúde

Como o atleta paraolímpico é preparado?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 29 de agosto de 2012

Assim como todos os atletas, os paraatletas que disputaram as Paraolimpíadas de Londres enfrentam diversos desafios, lutam por patrocínio e superam seus limites corporais, durante os treinos.

De acordo com o ortopedista Rogério Teixeira, do Hospital e Maternidade São Luiz, o esforço de um atleta paraolímpico acaba sendo sempre maior. “Esse esforço também apresenta um segmento diferente. No tênis e no basquete, por exemplo, a força do braço é muito maior, pois além de usá-lo para fazer arremessos e rebatidas da bola, tem que usar para movimentar a cadeira de rodas”.

A preparação tem níveis e focos diferentes, dependendo do esporte praticado e das adaptações ao grau de deficiência do atleta. Os treinos são feitos com especialistas em esportes paraolímpicos, com foco na musculatura adequada para a modalidade que será disputada.

Segundo o Dr. Rogério Teixeira, o paraatleta também segue um acompanhamento médico geral com cardiologistas, vasculares, ortopedistas, neurologistas e fisioterapeutas. Hoje, as modalidades disputadas por brasileiros são atletismo, basquete, bocha, ciclismo, esgrima, futebol, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rugby, tênis de mesa, tênis tiro com arco, tiro esportivo, vela e voleibol.

O desempenho do paraatleta vem sempre carregado de desafios que vão além de alcançar o primeiro lugar. O atleta paraolímpico supera, a cada dia, seus limites corporais auxiliando na sua reabilitação, equilíbrio, coordenação motora e musculatura. “Percebemos que o atleta paraolímpico mostra mais motivação e força de vontade, pois, ao praticar um esporte está ultrapassando seus limites e desenvolvendo seu aprendizado diário”, finaliza.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados