Blog da Saúde

Crianças saudáveis e sem sobrecargas

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 14 de agosto de 2012

Andar de bicicleta é uma das atividades que, se feita em excesso, pode prejudicar os joelhos

Assim como qualquer outra atividade, o excesso de exercícios físicos podem causar problemas à saúde. O ‘overuse’ ou o excesso de treino podem sobrecarregar o joelho das crianças trazendo problemas como dor, cansaço e edema localizado. A mochila também pode prejudicar os joelhos, trazer dores nas costas e problemas posturais. O ideal é que seu peso não ultrapassem 15% do peso da criança.

As crianças sedentárias que se submetem a uma atividade física esporádica sem estar preparadas também podem sentir a sobrecarga em seus joelhos. Fabiano Prataan, ortopedista infantil do Hospital e Maternidade São Luiz, alerta sobre as atividades que forçam os joelhos. “Cada atividade esportiva requer movimentos específicos, e sem dúvida aquelas que requisitam mais as articulações dos joelhos vão provocar mais sobrecarga e lesões, como futebol, ciclismo, basquete, ginástica olímpica e patinação”, enumera.

Eliminar os excessos é uma forma fácil e importante de evitar que as crianças adquiram alguma lesão no joelho. “Bom senso e equilíbrio são essenciais. A criança não deve ser forçada e sim estimulada. Se acaso aparecer qualquer queixa, procurar um especialista”, alerta Prataan.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados