Blog da Saúde

Dia do Nutricionista

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 31 de agosto de 2012

Você sabe o que um nutricionista faz?

Esse profissional precisa garantir a qualidade, sabor e a apresentação da refeição oferecida aos pacientes, colaboradores, médicos e acompanhantes que passam pelo hospital. Essa garantia começa desde a escolha dos fornecedores das matérias primas até a refeição servida.

Quando um paciente é internado, o nutricionista realiza sua triagem nutricional, para se  certificar de quais alimentos possibilitarão uma reabilitação mais rápida.

Ele também adequa os hábitos alimentares do paciente à prescrição médica e às suas condições, além de orientar a ele e sua família sobre os cuidados alimentares que precisam ser tomados após a alta médica.

O nutricionista deve trabalhar em conjunto com médicos, independente da especialidade, sempre pensando na recuperação do paciente, e em conjunto com a equipe multidisciplinar.

Pacientes que estão em risco nutricional, com baixa aceitação alimentar ou desnutridos são os casos que mais exigem a atenção desse profissional, principalmente quando o paciente é uma criança, idoso ou gestante de alto risco

Quais são os requisitos necessários para que um nutricionista trabalhe em um hospital?

Segundo Adriana Mesquita, chefe de Nutrição do Hospital e Maternidade São Luiz, além da qualificação técnica e graduação no curso de Nutrição, o profissional precisa realizar uma atualização contínua.

“Além das competências técnicas, esse profissional precisa gostar do que faz, gostar de atender, saber ouvir o paciente e buscar encantá-lo sempre, além de ter um forte senso de compaixão pelo próximo”, explica.

Parabéns pelo seu dia!

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados