Blog da Saúde

Saiba como se prevenir contra o H1N1

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 3 de agosto de 2012

Diante dos novos casos registrados do vírus influenza A, conhecido como H1N1, os cuidados da população devem ser redobrados. O período é de atenção uma vez que, assim como em outros tipos de gripe, o vírus se fortalece no inverno por conta do clima seco e dos locais que ficam fechados por mais tempo, com grande volume de pessoas.

Os sintomas do H1N1 sintomas são febre, tosse, cefaleia, dores musculares e coriza. Por apresentar características extremamente parecidas com as de uma gripe comum, muitas pessoas demoram a procurar ajuda médica, correndo o risco de desenvolver uma inflamação nos pulmões, que pode levar à insuficiência respiratória.

Segundo o infectologista Orlando Jorge Gomes da Conceição, do Hospital e Maternidade São Luiz, existem alguns cuidados simples que podem evitar que o vírus se espalhe, principalmente em casa e no trabalho. A higiene é um fator primordial.

“O uso do álcool em gel é imprescindível. Lavar sempre as mãos, principalmente após espirrar ou tossir, evitar lugares fechados e o contato com pessoas que estão doentes são atitudes que podem ajudar a prevenir a disseminação do vírus. Na empresa e em casa, por exemplo, esses hábitos devem se tornar frequentes”, destaca o infectologista.

Idosos, crianças com menos de dois anos, gestantes, obesos e portadores de doenças crônicas devem estar sempre alertas a essas dicas, pois estão no grupo de maior risco ao vírus. Se todos esses cuidados não forem efetivos, o tratamento é sintomático e necessita acompanhamento médico.

Ainda de acordo com o infectologista, a pessoa que contrair o vírus deve evitar sair de casa, mas, se isso for necessário, precisa utilizar máscara em lugares públicos. Com o tratamento adequado, o vírus pode desaparecer após três ou até dez dias, mas isso varia de um paciente para outro.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados