Blog da Saúde

Tendinite e exercícios

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 15 de novembro de 2012

Com a chegada do verão, é comum as pessoas se dedicarem à malhação para conseguir o corpo perfeito em um curto prazo. Porém, segundo o Dr. Vinícius de Mathias, ortopedista do Hospital e Maternidade São Luiz, “com a pressa para conquistar os resultados desejados, muitas vezes são extrapolados os limites físicos, acarretando em lesões musculares”.

 Quando há sobrecarga causada pelo exagero nos exercícios, o corpo envia sinais como dor e inchaço no local afetado. Se esses sintomas forem acompanhados de dor aguda e vermelhidão, é preciso procurar um médico e diminuir a carga, pois os excessos podem levar à tendinite crônica (degeneração do tendão), correndo o risco de causar ruptura dos tendões.

 “O problema não é o tempo dedicado à atividade, mas sim o esforço empregado. Exercícios que duram apenas 30 minutos podem ser mais prejudiciais do que os que duram duas horas”, lembra.

De acordo com o especialista, roupas apropriadas, alimentação correta e hidratação durante os exercícios são cuidados imprescindíveis, ajudando a evitar desmaios e perda de consciência, consequências possíveis quando o corpo não está devidamente preparado para as atividades.

“Antes de ingressar na academia, a avaliação médica é essencial. Deve ser feita uma avaliação detalhada para estabelecer um treinamento adequado e que respeite o ritmo de cada corpo de acordo com o objetivo estipulado, aumentando o esforço gradativamente, sem que haja lesões”, acrescenta o especialista.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados