Blog da Saúde

Desvendando o vitiligo

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 11 de dezembro de 2012

Em uma matéria para o site da revista Corpo a Corpo, a dermatologista Samar El Harati ajudou a explicar sobre o vitiligo, uma doença que atinge a pele e acomete cerca de 1% a 2% da população mundial.

Segundo a médica, o surgimento dessas lesões, que podem aparecer em diversas formas e tamanhos, além de estar espalhada pelo corpo ou se concentrar em pontos isolados, ocorre devido à diminuição ou falta de melanina (pigmento que dá cor a pele).

E por que, de repente, a pele começa a perder a cor? “A teoria autoimune defende que o vitiligo ocorre devido à formação de anticorpos que atacam e destroem o melanócito ou inibem a produção de melanina”, detalha a Dra. Samar.

 A doença pode ser controlada tanto pelo uso de laser como por camuflagem com cosméticos, tudo vai depender da extensão do vitiligo no corpo. Porém, o maior problema da doença geralmente é o preconceito que pode vir a surgir durante o dia a dia, diminuindo a autoestima e fazendo com que a pessoa se torne mais reclusa.

 A Dra. Samar El Harati  ressalta a importância de levar em consideração o estado psicológico da vítima perante a doença, uma vez que o vitiligo, como já dito, pode promover a baixa autoestima, reclusão social e influenciar o quadro do distúrbio, que pode apresentar melhorias ou não das manchas: “Muitas vezes o acompanhamento psicológico do portador do vitiligo se faz mais necessário do que tratar a própria lesão”, conclui.

 Confira a matéria completa

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados