Blog da Saúde

Higiene masculina também precisa de cuidados

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 6 de dezembro de 2012

Os homens não costumam se preocupar, mas é necessário prestar atenção na higienização íntima, pois infecções podem acontecer se os devidos cuidados não forem tomados.

Segundo o Dr. Gustavo de Alarcon, urologista do Hospital e Maternidade São Luiz, “manter a higiene íntima é imprescindível, pois se houver corte, alergia ou baixa imunidade do organismo o risco de infecções graves é mais baixo”.

Os cuidados com a higienização começam com a escolha do material da roupa íntima. Lycra, nylon e poliéster não são recomendados, pois provocam umidade e suor, fazendo com que aumente a secreção nas regiões genitais e criando fungos e bactérias. Os mais indicados são os impermeáveis, como o algodão, que mantém a área mais seca.

O especialista também alerta para a higienização das mãos. “É importante lavar as mãos antes de ir ao banheiro para evitar que as bactérias passem para os órgãos genitais, prevenindo infecções como a gonorreia (infecção no canal da urina), causada por bactérias”. Já na hora do banho, é aconselhável o uso de sabonete neutro, que reduz as reações inflamatórias e alérgicas.

Um dos descuidos mais comuns é o uso de substâncias que contêm álcool (como perfume) e preservativos de sabor ou cheiro, que podem provocar alergias e irritações. A depilação, por outro lado, não é prejudicial, e a escolha do material (lâmina ou cera) deve ser feita de acordo com a preferência do homem.

“Se, mesmo tomando cuidado com a higienização, houver qualquer problema de irritações ou alergias, o homem precisa procurar um especialista antes de utilizar qualquer medicamento”, acrescenta o médico.


Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados