Blog da Saúde

Seu filho se alimenta bem?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 24 de dezembro de 2012

Prato

Em uma matéria para o portal Minha Vida, a pediatra Alessandra Cavalcante fala sobre a alimentação infantil, um assunto que sempre chama a atenção dos pais.

Primeiramente, a pediatra esclarece que a quantidade de alimentos consumida pela criança nem sempre traduz uma boa alimentação. “Uma criança que come bastante não necessariamente está fazendo uma alimentação adequada”, explica.

De acordo com a médica, a carência nutricional é causada não só pela ingestão em pouca quantidade, mas também pela alimentação de má qualidade, rica em gorduras e açúcares e pobre em vitaminas e minerais.

Outro comportamento bastante comum no meio infantil é a seletividade alimentar, em que uma criança passar a recusar ou aceitar alimentos devido a características como cheiro, sabor, textura, aparência ou consistência.

De acordo com a pediatra, a criança seletiva manifesta a seguinte tríade: recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento. É importante dizer que esse comportamento é diferente de quando a criança rejeita um alimento em especifico, já que esse tipo de postura é normal e pode mudar com o passar do tempo.

  Em ambos os casos, muitas vezes vale à pena consultar profissionais de saúde (pediatras, endocrinologistas e psicólogos) para saber qual a melhor forma de ajudar a criança a ter uma alimentação saudável.

 Fonte

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados