Blog da Saúde

Alimentos congelados: verdades e mitos

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 28 de janeiro de 2013

congelados5

Em uma matéria para o portal Terra, o nutrólogo Celso Cukier, acompanhado de uma equipe de profissionais de saúde da área nutricional, responderam diversas dúvidas sobre o que pode ou não congelado e a melhor forma de se descongelar alimentos otimizando seu sabor e valor nutricional.

Confira algumas das dúvidas mais frequentes sobre esse tipo de alimento:

Alimentos congelados não vencem?

Celso reforça que a presença do ar nas moléculas permite o processo de oxidação até mesmo em baixas temperaturas. “Dependendo do alimento, recomendamos o consumo em no máximo três meses”, completa Paula. Uma dica para prolongar a conservação é limpar o freezer quinzenalmente, para não criar gelo, e ficar atento à temperatura, que deve sempre ter como parâmetro o alimento que exige menor temperatura. Confira os padrões abaixo:

A carne congelada, temperada e cozida dura mais do que a crua no freezer?

O nutrólogo Celso explica que a carne já preparada poderá ter um prazo maior no freezer. “Isso porque ela já sofreu com altas temperaturas, as bactérias já foram eliminadas, então, isso torna o processo mais seguro. A carne crua deve ser consumida mais rapidamente”, diz, completando que o tempo máximo recomendado para a preservação da carne é de três meses congelada e, pronta, até no máximo seis.

 Para congelar, é preciso esperar que o alimento esfrie?

O nutrólogo explica que o ideal é justamente o contrário: congelar o alimento ainda quente. “Quanto mais tempo o alimento fica exposto na atmosfera, maior o risco de contaminação”, afirma, explicando que a manipulação do alimento nesse momento é determinante para o tempo de duração no freezer.

“Quando falamos de comida congelada, estamos pensando em bactéria, porque mesmo com frio ela pode se proliferar” Ele recomenda que a comida seja armazenada, no máximo duas horas depois de servida, e sempre evitando a exposição e a contaminação com as panelas abertas.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados